Sistema de Cultura é pauta na  Câmara
A  Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria o Sistema Nacional de Cultura  foi pauta de reunião na Câmara Federal, em Brasília, na última quarta-feira. Em  discussão, o planejamento dos trabalhos da Comissão Especial presidida pelo  deputado federal Maurício Rands (PT-PE). A PEC-416/2005 é de autoria do deputado  Paulo Pimenta (PT-RS).
Conforme o relator da PEC, deputado Paulo Rubem Santiago  (PDT-PE), o sistema, inspirado no Sistema Único de Saúde (SUS), envolve  diretrizes comuns a estados, municípios e União. Para ele, a proposta pode vir a  gerar resistências por parte de governadores e prefeitos, por acreditarem que a  autonomia da gestão cultural estaria ameaçada. Por isso, ele enfatiza que o  Sistema Nacional de Cultura não exclui a programação cultural desses entes  federativos.
A  PEC, que tramita há cinco anos, foi precedida de audiências públicas realizadas  em vários estados com o propósito de definir a estruturação do sistema. As  reuniões mobilizaram gestores e produtores culturais. A proposta ainda vai ser  votada na comissão e seguirá para o plenário da Câmara. Em paralelo, tramitam um  projeto de lei de redefinição da Lei Rouanet e outra PEC, voltada à definição  dos investimentos orçamentários mínimos de cultura.
COLABORAÇÃO
O  Sistema Nacional de Cultura funcionará em regime de colaboração, de forma  horizontal, descentralizada e participativa. Ele contará com a participação do  Ministério da Cultura, do Conselho Nacional da Cultura, sistemas de cultura de  estados e municípios, instituições ligadas à promoção de atividades na área e  sistemas de museus e bibliotecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário